CFC Belvedere
CPF:
Senha:
 

Habilitação – Curso Teórico-Técnico

Obrigatório no processo de primeira habilitação, o curso teórico-técnico é o passo seguinte aos exames médico e psicotécnico para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. A carga horária mínima exigida pelo Denatran é de 45 horas/aula, de 50 minutos cada.

O curso deve compreender as seguintes matérias:

  • Legislação de Trânsito (18 horas/aula).
  • Direção Defensiva (16 horas/aula).
  • Noções de Primeiros Socorros (4 horas/aula).
  • Noções de Meio Ambiente e convívio social (4 horas/aula).
  • Noções sobre o funcionamento de veículos de 4 e 2 rodas (3 horas/aula).

Uma vez concluído o curso, o candidato recebe um certificado de conclusão e poderá solicitar a marcação do exame teórico-técnico. O certificado de conclusão do curso se mantém válido mesmo quando o candidato escolhe trocar de autoescola e por tempo indeterminado.

O Exame Teórico

O exame é composto por uma prova de 30 questões, e o aluno deverá acertar no mínimo 21 delas (equivalente a 70% da prova). A quantidade de questões para cada matéria, segue a proporção da carga horária exigida no curso.

Atualmente o exame é feito em papel, usando caneta esferográfica azul ou preta. Sabe-se, entretanto, que o Detran-MG pretende adotar a prova eletrônica, em que os candidatos usariam computadores para responder às questões.

As provas são realizadas em Belo Horizonte nos turnos da manhã, tarde e noite de segunda à sexta e de manhã nos sábados. O aluno só poderá escolher o turno, pois a hora exata quem escolhe é o Detran. O aluno poderá solicitar uma determinada data, desde que seja com antecedência, porém o CFC Belvedere não poderá garantir vagas nesse dia. Uma vez definida a data do exame, o candidato deve atentar para os seguintes detalhes:

  • Chegar ao local do exame com no mínimo 30 minutos de antecedência.
  • Trajar calça comprida e camisa de manga. Não são aceitas bermudas, shorts, camisetas regata e saias curtas.
  • Portar documento de identidade com foto recente – carteira de identidade, carteira de trabalho ou passaporte.
Se o candidato se apresentar com trajes não permitidos, ou apresentar documento de identidade com foto infantil, ele não poderá realizar o exame e será considerado ausente, devendo marcar novo exame (inclusive pagando nova taxa ao Detran).

Saiba mais:

Av. Luiz Paulo Franco, 1047 - Belvedere
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
fone +55 31 2535-5775 - fax +55 31 3286-5775
contato@cfcbelvedere.com.br

Valid XHTML 1.0 Transitional

Valid CSS!